Minas Gerais vai realizar o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika, no dia 24 de fevereiro. O movimento já foi aderido por 160 dos 853 municípios mineiros. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou que Uberaba está entre as cidades que receberão esta ação.
A ação também vai orientar a população e os profissionais de saúde sobre os sintomas das doenças. Em Uberaba, conforme os dados do Painel de Monitoramento de Casos, da SES-MG, já foram notificados 1.231 casos de dengue e três mortes estão sob investigação.
Conforme divulgado pela SES-MG, a ideia do Dia D é que as cidades realizem, simultaneamente, mutirões comunitários para eliminar os focos do vetor. Também estão planejadas ações de mobilização para orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos ambientes dentro das casas, sem locais suscetíveis à proliferação do mosquito.
Leia também: Uberaba registra a primeira morte por Covid em 2024
Minas Gerais registrou 181.645 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 62.872 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 18 óbitos confirmados por dengue no estado e 100 estão em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 2.686 casos prováveis da doença, dos quais 15.222 foram confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por chikungunya em Minas Gerais e 13 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 22 casos prováveis da doença e um caso foi confirmado. Não há óbitos confirmados ou em investigação por zika em Minas Gerais.