O profissional selecionado pelo programa Mais Médicos para atuar em Uberaba tem até 14 de julho para se apresentar
O Ministério da Saúde divulgou a lista dos médicos classificados para a 2ª chamada no programa Mais Médicos, que oferece 1,4 mil vagas remanescentes. Entre os selecionados, há uma vaga destinada a Uberaba, com um médico do perfil 3. O profissional selecionado tem até o dia 14 de julho para se apresentar ao município.
De acordo com as normas do programa, o Perfil 3 se refere a intercambistas estrangeiros, que devem possuir diploma de conclusão da graduação em medicina em instituição de educação superior estrangeira, habilitação regular para exercer a medicina no país de formação, estar em situação regular na esfera criminal no local de residência nos últimos seis meses (seja no Brasil ou no exterior) e possuir conhecimento em língua portuguesa, bem como noções sobre a organização do SUS e os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas aprovados pelo Ministério da Saúde.
Do total de médicos selecionados no primeiro edital do programa, cerca de 70% já confirmaram interesse na vaga designada e se apresentaram nos respectivos municípios. Esse número representa 4.107 profissionais que irão atuar na Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do SUS, em todas as regiões do Brasil. A maior concentração de profissionais está na região Norte. No primeiro edital desde a retomada do programa pelo Governo Federal, foram disponibilizadas 5.968 vagas para garantir o acesso à saúde, principalmente em áreas carentes de atendimento. Para preencher as vagas restantes, o Ministério da Saúde divulgou os profissionais selecionados na 2ª chamada do edital.
O edital do programa Mais Médicos quebrou o recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais interessados em participar - sendo que 57% deles são médicos brasileiros com registro no país.
"O Mais Médicos está prestes a completar 10 anos, mas em 2022 enfrentou sua pior situação. Mais de 5 mil vagas do programa estavam em aberto, o que gerava uma série de dificuldades para a população que buscava atendimento nas unidades básicas de saúde. Com a retomada do programa, realizamos melhorias em várias questões e incluímos incentivos para a participação de médicos com registro profissional no Brasil.