O monitoramento da IQAir aponta que a qualidade do ar em Uberaba está inadequada. Nessa quarta-feira (4), às 14h, a temperatura estava em 36º, com 9% de umidade relativa do ar. Já a qualidade do ar estava em 132 IQA.
O IQA é quantificado entre 0 e 300. Um valor elevado significa mais poluição atmosférica e, com isso, mais problemas na saúde da população. Assim, para facilitar as ações de gestão da qualidade do ar, o índice é dividido em cinco categorias.
Leia também: Só deve chover em Uberaba após o dia 20 de setembro
A qualidade boa é classificada entre 0 e 50. A qualidade do ar é satisfatória e apresenta pouco ou nenhum risco para a saúde da população. Já a regular fica entre 51 e 100. A qualidade do ar é aceitável, porém as concentrações de poluentes podem causar impactos moderados à saúde de indivíduos com extrema sensibilidade ao ozônio e ao material particulado, por exemplo.
A categoria em que está classificada a qualidade do ar em Uberaba é Inadequada. Dessa forma, está na faixa entre 101 e 199. Grupos de risco como crianças, idosos, pessoas com doenças pulmonares e cardíacas podem ser afetados. Porém, não a população em geral. A ruim é entre 200 e 299. Toda a população começa a sentir os efeitos na saúde. E a péssima, acima de 300. Todos podem experimentar os mais graves efeitos na saúde, por isso, deve ser dado um aviso à população.
A IQAir é uma empresa de tecnologia de qualidade do ar especializada em proteção contra poluentes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), setembro é um mês seco no estado e, normalmente, as primeiras pancadas de chuva ocorrem na segunda quinzena, sinalizando o declínio da estação seca. Seguindo o histórico do mês em outros anos, a previsão é que chova em Minas apenas depois do dia 15.
A condição climática é perigosa não apenas para a saúde, mas também põe em risco os incêndios florestais. Somente em agosto, somaram-se 5.935 incêndios em vegetação em Minas, número que representa um aumento de 79,9% em relação ao mês de julho. Com a virada do mês, o drama ainda se alastra em várias áreas.
Na tarde dessa quarta-feira, em Uberaba, o IQAir registrava um foco de incêndio no município.