Segundo o denunciante, o local estaria há 40 dias sem receber a coleta (Foto/Reprodução)
Ouvinte da Rádio JM denunciou acúmulo de lixo em caçamba localizada no Distrito Industrial 3, em Uberaba. Segundo ele, o local estaria há 40 dias sem receber a coleta. De acordo com o informações repassadas ao Jornal da Manhã pelo Convale, que administra o contrato de coleta de resíduos sólidos no município, equipe da concessionária esteve no local ainda na manhã desta quinta-feira para o recolhimento do lixo acumulado e a demora será apurada.
"Aqui na avenida Rio Branco, Distrito Industrial 3, na altura do número 6.800, já tem mais de 40 dias que não há coleta do lixo. Já tentei na Soma Ambiental, que orientou ligar na Sempre, não se consegue falar com eles de forma alguma. Já liguei na Prefeitura, e da mesma forma", informou o ouvinte Marcos Petronio.
O local onde o lixo se acumula fica próximo à Transpetro e, a princípio, cogitou-se que seria relativo à empresa. Como grande geradora de resíduos sólidos, seria dela a obrigação da coleta privativa. Contudo, o recipiente onde o lixo está sendo depositado é em suas imediações e pode estar sendo usado por terceiros que utilizam a rota para acessar ranchos próximos ao local.
Ainda pela manhã, logo após o JM News, equipe da S Ambiental esteve no local apontado por Marcos Petronio e constatou o lixo acumulado, procedendo ao recolhimento. De acordo com o Convale, haverá uma apuração sobre o que pode ter motivado o acúmulo, uma vez que o Distrito Industrial 3 recebe coleta de lixo semanalmente. Assim, o acúmulo não deveria estar ocorrendo. Paralelo a isso, o local será monitorado a fim de evitar que novos acúmulos aconteçam.
A assessoria do Convale ainda revelou ao JM que a rota que contempla o Distrito 3 passará por reformulação em busca de otimização. "Mas isso é comunicado com antecedência à população", garantiu a diretora geral, Vanessa Faria.