(Foto/Leitor)
Um leitor do Jornal da Manhã procurou nossa reportagem para denunciar a falta de limpeza nas calçadas da rua Francisco Borges de Araújo, esquina com a rua José Clemente Pereira. O local está localizado no bairro Estados Unidos.
Nas imagens registradas pelo morador, é possível observar a situação, com mato crescendo entre as frestas das calçadas e uma quantidade significativa de resíduos jogados no local. A situação tem gerado desconforto e coloca em debate a responsabilidade pela manutenção do espaço.
Em nota, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que o bairro Estados Unidos está incluído na programação de serviços de limpeza urbana, prevista para ocorrer nos próximos 15 dias.
A Codau reforçou que, de acordo com a legislação municipal, “manter a calçada limpa é prioritariamente uma responsabilidade do proprietário do imóvel, bem como levar os entulhos (mostrados na foto) para o Ecoponto”. A Companhia destacou ainda que o bairro conta com um Ecoponto para receber esses resíduos, localizado na rua Alasca, número 120. O espaço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Outros casos
Morador do bairro Cássio Rezende reclamou da falta de limpeza em uma praça da região, mencionando mato alto, galhos caídos e lixo acumulado. Segundo ele, a situação registrada no final de semana, estava gerando preocupação devido à presença de animais indesejados, como ratos e mosquitos transmissores de doenças. Em nota, a Codau informou que a última limpeza havia ocorrido há menos de 30 dias e que a próxima seria feita em até 45 dias.
Nesta terça-feira (21), frequentadores da Praça da Bíblia, na avenida Leopoldino de Oliveira, reclamaram do mato alto e da má conservação do local, especialmente em tempos de alto índice de dengue. A Codau informou que a limpeza foi antecipada e seria concluída no mesmo dia. O serviço foi realizado pela Sistemma Ambiental e incluiu outras praças e vias da cidade ao longo desta semana.