CIDADE

Morador não aceita justificativa do Codau para falta de água

O Codau tentou explicar a interrupção do abastecimento de água em alguns bairros, após cobranças, mas justificativa não foi aceita

Publicado em 10/09/2010 às 23:50Atualizado em 17/12/2022 às 06:41
Compartilhar

O Codau tentou explicar a interrupção do abastecimento de água em alguns bairros, após cobranças da população. E apesar da justificativa, leitor não aceitou o fato.

De acordo com Paulo Sequeira, a falta de água nos finais de semanas é comum em bairros como Cidade Nova, Manoel Mendes, Elza Amuí, Uberaba I e Oneida Mendes.

Sequeira ressaltou que centenas de famílias e vários comerciantes sofrem com a situação. “O problema ocorre em todos os finais de semanas e feriados e não somente no último, como foi mencionado pela assessoria de imprensa da autarquia”, protestou.

A proprietária de um estabelecimento comercial no Elza Amuí 4,  Paula Cristina Lacerda, contou que nessa semana ficou sem água por duas vezes. “Atrapalha o andamento do meu comércio, não deixa cuidar direito das crianças e gera prejuízos”, garantiu.

O leitor ainda levantou questionamentos sobre os bairros, também do setor elevado, como a Vila Olímpica, Jardim São Bento que, segundo ele, não sofrem com a mesma dificuldade. “Como isso ocorre? Estariam sendo beneficiados? Por acaso, as tarifas têm alguma taxação diferenciada”, indagou.

Em resposta às reclamações, o Codau informou que conforme a direção da autarquia, continua com a mesma posição anteriormente publicada, uma vez que os bairros Vila Olímpica e Jardim São Bento não são abastecidos pelo mesmo centro de reservação.

O Codau ressaltou que a falta de água é atribuída a três fatores, sendo o clima seco que implica em aumento exagerado de consumo de água; a queda de energia dentro da estação de captação de água do Codau, ocorrida no sábado (4) e a desativação do poço tubular profundo do centro de reservação 11, que está em manutenção.

Além dessas condições de operacionalidade, a autarquia ressaltou que cada centro de reservatório comanda uma área de abrangência. Quando ocorre falha, por algum motivo, na distribuição de água, há reflexo em vários bairros.  O Codau também reforçou que mesmo com todas as causas apontadas acima, a falta de água se dá por curto espaço de tempo.  E o importante nestes casos é que os imóveis tenham reservação doméstica para suportar as carências momentâneas. A construção de reservatórios domésticos inclusive é prevista em lei municipal.

Em nota, o Codau orientou que neste tempo seco, principalmente nos fins de semana, o cidadão não deve usar água para lavar quintais, casas, carros, passeios e outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por