Para o denunciante, os resíduos são os principais responsáveis pelos casos de dengue no bairro (Foto/Reprodução)
O descarte irregular de lixo no Residencial Rio de Janeiro, em Uberaba, tem gerado indignação dos moradores. Segundo um leitor do Jornal da Manhã, a situação é recorrente, o que causa transtornos e coloca a saúde pública em risco. Para minimizar o problema, o denunciante pede a instalação de ecoponto no bairro. Questionada, a Prefeitura se diz aberta à possibilidade.
Para o denunciante, os resíduos são os principais responsáveis pelos casos de dengue no bairro e, por isso, se tornou uma situação preocupante para quem vive próximo ao local. “Fizeram um grande descarte de pneus aqui e esses dias já tinha um vizinho nosso com dengue. Era preciso ter um Ecoponto no bairro para o pessoal parar de jogar lixo na rua desse jeito”, pontua.
Em contato com o JM, a Prefeitura de Uberaba informou que a população pode reivindicar Ecoponto junto ao Cidade Ativa, pelos números 0800 940 0101, 3318-0370 (ligação fixa e WhatsApp) e 3331-2313 ou 3331-2312 (ambos para ligações fixas). Além disso, o Departamento de Posturas ressaltou que realiza fiscalizações constantes nos pontos de descarte irregular da cidade.
O departamento ainda pontua que, quando o responsável é flagrado ou identificado, ele pode ser multado em até 17 Unidades Fiscais do Município (UFMs), caso o descarte seja feito com o uso de veículo automotor. Esse valor, portanto, pode chegar a R$ 7.112,63, tendo em vista que, em 2025, a UFM em Uberaba vale R$ 418,39.
“Em caso de flagrante, o veículo é apreendido e o motorista deverá comprovar à Prefeitura a destinação adequada do material para liberação do automóvel. O caso também é encaminhado ao Ministério Público, uma vez que a prática pode configurar crime ambiental”, finaliza o Departamento.
Confira outros casos: Moradores pedem instalação de caçamba para minimizar lixo irregular no Boa Vista