Praça Henrique Krugger, localizada em um dos pontos mais movimentados de Uberaba, tornou-se para moradores do entorno do local reflexo da situação de abandono.
Localizada em rota pela qual passam milhares de pessoas todos os dias, a pé ou de carro, a praça acumula sujeira e buracos resultantes do alto fluxo. “Se um dos cartões-postais da cidade está abandonado, imagine as praças afastadas do centro da cidade”, observa a aposentada Iraci Gomes da Silva, moradora de um dos edifícios vizinhos.
Segundo ela, grande agravante da situação é a atuação da administração municipal, que não dedica atenção especial à manutenção da praça. “Tanto que é a faxineira aqui do prédio que tem que jogar água se quiser ver o espaço limpo. Isso não está certo”, afirma.
Além disso, a segurança dos moradores e pedestres também entrou na pauta de reclamações devido a pouca iluminação do lugar. “Há postes de luz que são eficientes quando estão ligados, mas, infelizmente, nunca estão. As luzes de Natal que colocamos no fim do ano passado contribuíam para fazer com que a praça ficasse iluminada, mas até isso já arrancaram também”, conta a aposentada, destacando a presença de andarilhos e desocupados no espaço. “Estamos com medo”, completa.
Para o superintendente de Serviços Urbanos da Prefeitura, João Ricardo Pessoa Vicente, a limpeza da praça não deveria ser problema, já que, além da varrição diária, o local conta com servidor municipal responsável pela limpeza e capina todos os dias. “Essa reclamação é novidade para mim, mas, em relação aos buracos, vamos solicitar o conserto imediatamente e acionar a Cemig para resolver o problema de iluminação”, responde.