OFENSAS

Motorista de van é afastado após denúncia de assédio moral contra aluno

Rafaella Massa
Publicado em 23/09/2024 às 17:40
Compartilhar

Um motorista do transporte escolar rural foi afastado após denúncia de assédio moral contra um aluno de 14 anos da rede municipal de ensino. Segundo a mãe do adolescente, o homem teria o chamado de “viadinho” e falado que ele devia morrer. As ofensas começaram após um aparato do veículo ser quebrado. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a empresa foi notificada.   

Ao Jornal da Manhã, a mãe conta que procurou um advogado para acompanhar o caso. A vítima foi orientada a gravar as interações com o condutor. Os áudios apontam que o homem chama o menino de “desgraça”, “viadinho”, “vagabundo” e que ele “devia tomar o mesmo destino do pai”. “O pai dele cometeu suicídio há quatro anos. Ele é diagnosticado com TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade)”, relata.

A mãe conta que mudou o menino de escola para evitar expô-lo devido à situação envolvendo a morte do pai. No entanto, o filho acabou exposto de outra maneira. Ela também aponta que outras crianças, inclusive com transtornos parecidos aos do jovem, já foram alvo do motorista.  

“Eu comuniquei a Ubervan, comuniquei a Secretaria de Educação, me reuni com o jurídico [da Prefeitura]. Há pais me procurando porque isso não vem acontecendo de agora. Reclamamos na escola e ela não toma decisão nenhuma. Eu estive na escola, pedi para abrir ata e eles não queriam. Inclusive, viram que eu estava bem orientada e me perguntaram quem estava me orientando”, aponta.  

A mulher também aponta que algumas mães relataram relutância dos filhos em ir para a escola, devido aos maus tratos feitos pelo homem.  

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre a situação. Em nota, a Secretaria de Educação informa que o aluno e sua família foram acolhidos pela Seção de Assistência ao Educando. Além disso, a pasta notificou a empresa terceirizada.  

“Com isso, também de forma imediata, o motorista em questão foi afastado da rota de transporte da unidade escolar, cessando qualquer contato direto com o aluno envolvido e com a escola. Outras medidas administrativas referentes ao caso são de responsabilidade da empresa”, finaliza a nota. 

A empresa Ubervan também foi acionada pela reportagem. Ao JM, o diretor da empresa Paulo Lima afirma que assim que contactada sobre o caso, a prestadora de serviços imediatamente interrompeu a prestação de serviço do motorista. “Ele ainda faz parte do quadro de cooperados, porém, ele não presta serviço mais com a gente, não prática mais atividade como motorista”, informa.  

Ainda, o diretor pontua que o caso será encaminhado para o setor jurídico da instituição, que trará a situação diretamente com o condutor. "Então, ele não presta e não prestará mais serviço com a gente. Agora esse caso vai ser investigado, vai ter um processo da Prefeitura, os representantes dessa criança e a cooperativa. Aí desde já ele está impedido de fazer o serviço, e dependendo do desenrolar o que for ter, aí ele vai acabar com essas consequências. Porque a cooperativa não admite esse tipo de conduta do cooperado. É inadmissível, ainda mais para uma criança com TDAH”, pontua Paulo.  

Lima ainda reforça que os motoristas que prestam serviço para a empresa passam por exames duas vezes ao ano, sendo um psicológico e outro de direção. “Eles fazem um exame psicológico, um exame clínico, que abrange o exame de sanidade mental, que é assinado por um médico também. Eles passam por um, por um curso de direção defensiva, com certificado através do nosso Técnico de Segurança, anualmente”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por