As ruas Bom Retiro e Nova Ponte e um trecho da Sacramento foram alteradas para a mão única
As ruas Bom Retiro e Nova Ponte e um trecho da Sacramento foram alteradas para a mão única. Para os motoristas acostumados a passar pelo local, apenas a sinalização horizontal não é suficiente para alertar da contramão. Nessas vias faltam placas mostrando o novo sentido de circulação e outras deixam dúvidas sobre o sentido de direção.
Leandro Nascimento, funcionário de uma loja situada na parte modificada da rua Sacramento, diz que os clientes têm reclamado da alteração e, para não dar volta no quarteirão, estacionam na rua de cima.
Beatriz Nassif, diretora do Departamento de Trânsito da Secretaria de Planejamento, explica que foi feita uma análise e perceberam a necessidade da mão única, para tornar o tráfego mais seguro.
Ainda segundo ela, as mudanças devem acontecer em outras vias da cidade. “A intenção é implantar o sistema binário, uma rua vai e a outra vem. Muitas cidades do país já adotaram esse sistema e tem dado certo.”
O engenheiro de trânsito e transporte Jaime Lerner foi contratado pela Prefeitura para analisar o tráfego na cidade e melhorar a circulação de veículos. Beatriz revela que após a ExpoZebu o engenheiro terá uma reunião com o prefeito Anderson Adauto e vai apresentar o projeto de reformulação.