SEM PAGAMENTO

Motoristas de vans voltam a manifestar contra atraso em pagamento

Da redação
Publicado em 07/01/2025 às 09:14Atualizado em 07/01/2025 às 22:29
Compartilhar
Um dos motoristas relatou ao JM ter recebido informação anterior de que o pagamento não foi quitado porque o sistema só pode ser aberto no dia 20 (Foto/Reprodução)

Um dos motoristas relatou ao JM ter recebido informação anterior de que o pagamento não foi quitado porque o sistema só pode ser aberto no dia 20 (Foto/Reprodução)

Atraso no pagamento motivou mais uma manifestação dos motoristas do transporte escolar rural em Uberaba. Nesta manhã, cerca de 27 motoristas se reuniram no Centro Administrativo, em busca de respostas, já que os valores referentes a novembro ainda não foram quitados. Por se tratar de pagamento por indenização, relativo ao quilômetro rodado, a Prefeitura deve quitar a nota em dez dias após sua emissão. Segundo informou o presidente da Ubervan, Leonardo Duarte de Assis, a nota referente a novembro foi emitida no dia 10 de dezembro do ano passado. A secretária de Administração, Taciana Balduíno, recebeu Leonardo, representando a categoria, em reunião na manhã desta terça-feira (7). 

Um dos motoristas relatou ao JM ter recebido informação anterior de que o pagamento não foi quitado porque o sistema só pode ser aberto no dia 20. "Nós não queremos bagunça nem nada. Nós queremos saber por que está acontecendo isso conosco. Nós também temos contas a pagar, prestações das vans. Chega num ponto que ninguém dá conta de sobreviver desse jeito", desabafa.

Ele explica que o pagamento normalmente é feito 20 dias após o fechamento do mês. "Geralmente fecha o mês e daí vinte dias paga a gente. O certo é dez dias após a nota, só que não está sendo feito isso. Estão pagando, bem dizer, só no fim do outro mês. E agora dessa vez foi pior, porque passou novembro e não nos pagou. Falaram que iam pagar em dezembro, mas não pagaram", continua o relato.

O denunciante ainda conta que funcionário da Prefeitura de Uberaba chegou a tirar foto das placas das vans, como forma de pressionar a categoria a não se mobilizar. "Tiraram foto das nossas placas, de tudo. Já falaram para nós que se continuasse a gente não ia ter serviço, que a gente é uma cambada de vagabundo e o que estávamos fazendo na porta da Prefeitura. Isso quando já tinha mais de dois meses de atraso de novo", relata, relembrando manifestação anterior, em agosto de 2024.

Desta vez, o ato teve início por volta de 7h30 da manhã desta terça-feira (10). A reunião na Secretaria de Administração estava agendada para pouco tempo depois, às 8h, onde teria participado apenas o presidente da companhia, a Ubervan. 

Logo após o fim da reunião, foi informado aos motoristas que o pagamento será feito tão logo seja possível. "A reunião foi com a nova administração, disseram que mudou tudo e a administração anterior foi errada e não fechou nosso pagamento. Disseram que vão fazer o possível, mas não dão certeza se consegue pagar antes do dia 20. A situação está complicada. Não dá uma posição correta, você fica sendo jogado de um lado para outro", relata ele.

A vereadora Luciene Fachinelli (União) também esteve presente na reunião e falou com os motoristas. A reportagem do Jornal da Manhã acionou também o presidente da Ubervan para um posicionamento. Leonardo Duarte de Assis explicou que, sendo o pagamento feito por indenização referente ao quilômetro rodado, a nota de novembro foi emitida no dia 10 de dezembro. Por força contratual, o pagamento deveria ter sido feito até o dia 20 de dezembro, o que não aconteceu. 

Em reunião com ele, representando a categoria, a secretária de Administração, Taciana Balduíno, se comprometeu a entender o problema enfrentado pelos motoristas. Além disso, a expectativa é que ela confirme a data de pagamento referente ao mês de novembro até esta quarta-feira (8). Leonardo Assis explica também que a nota referente ao mês de dezembro ainda não foi emitida, mas a expectativa é que seja nos próximos dias. 

A prefeita Elisa Araújo afirmou em entrevista que os pagamentos foram pedidos em dezembro, mas que por problemas administrativos, não foram realizados. "Eu determinei em dezembro que esse pagamento fosse feito e, por algum motivo burocrático interno, não foi feito. Mas, já determinei à secretária e ao secretário da Fazenda que façam o mais rápido possível esse pagamento, porque, de fato, prestaram um serviço e precisam receber", ressalta.

Indagada sobre a possibilidade do pagamento ser feito antes do pleito, dia 20 de janeiro, a representante do município apenas diz que espera que ocorra neste prazo. "Já pedi que saia o pagamento, então acredito que sim", finaliza.

 Vale lembrar que a empresa paulista Siga Bem Transporte e Turismo Ltda foi declarada a vencedora da licitação do transporte escolar rural em Uberaba, em outubro do ano passado, após oferecer desconto de 11%. A vencedora apresentou proposta no valor de R$64.493.100 para o fornecimento de 92 vans com um condutor por veículo. A atual prestadora de serviços, a Ubervan, foi a quinta colocada no pregão.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Prefeitura de Uberaba sobre o imbróglio envolvendo o pagamento dos motoristas. Por meio da Secretaria de Fazenda, a Prefeitura de Uberaba informa que o pagamento à Ubervan será feito até dia 30 de janeiro.

Outras manifestações

Esta não é a primeira vez que os motoristas do transporte escolar se reúnem em manifestação em Uberaba. A mais recente anterior a essa aconteceu em agosto, deixando 150 alunos sem aulas. À época, os motoristas chegaram a ficar mais de 60 dias sem receber.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por