Em entrevista à Rádio JM, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Fernando Xavier, destacou a alta expectativa para as vendas de final de ano. Mesmo com a recente campanha da Black Friday, ele acredita que o comércio não sofrerá impactos negativos devido a um possível comprometimento no orçamento dos cidadãos.
“Existe essa relação, mas são momentos diferentes. Na Black Friday, os consumidores costumam gastar em produtos de maior valor; já no final do ano, há muitas confraternizações entre amigos e familiares, o que resulta em compras de valores menores. Por isso, não acredito que as vendas de Natal serão impactadas negativamente”, ressalta.
Segundo Xavier, o comércio ainda poderá tirar proveito das compras na véspera do Réveillon, com destaque para determinados setores. “Temos uma boa expectativa, principalmente em alguns segmentos, como, por exemplo, restaurantes, que projetam um crescimento ainda maior que os 10% previstos para outros estabelecimentos. Mas as lojas, no geral, devem fechar o ano com boas vendas”, conclui.
O Natal é a principal data do comércio varejista no Brasil e também o período em que a maior parte do público consumidor presenteia. O bom desempenho econômico em datas recentes, como exemplificado no caso da Black Friday, mantém o otimismo em alta no comércio.