28 alunos da Escola Municipal Maria Lourencina Palmério participarão da ação nesta sexta-feira (Foto/Divulgação)
O Museu do Zebu planeja comemoração da Semana Nacional de Museus. A ação contará com a participação de alunos da rede municipal de ensino de Uberaba. O objetivo é destacar a importância da instituição e do zebu no âmbito do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes.
Uma caça ao tesouro para revelar a riqueza histórica e cultural do zebu no Brasil. Com essa atividade, o Museu do Zebu se propôs a comemorar a 22ª Semana Nacional de Museus (SNM). Nesta sexta-feira (17), a partir das 13h30, 28 alunos da Escola Municipal Maria Lourencina Palmério participarão da ação, que enfatizará a relevância da pecuária zebuína e a sua trajetória histórica.
Desde a história da criação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) até a chancela definitiva do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, passando pela 39ª Mostra do Museu do Zebu, inaugurada durante a 89ª ExpoZebu, os estudantes da rede municipal terão uma tarde de muito aprendizado e conhecimento sobre as contribuições do zebu para a cidade, o Brasil e o mundo.
“A equipe do Museu organizou uma série de atividades relacionadas à história e ao patrimônio do zebu. Os alunos participarão de uma trilha para aprenderem sobre a trajetória da ABCZ e da pecuária zebuína. Serão elaboradas perguntas sobre o conteúdo da 9ª edição da revista do “Zebuzinho”, também lançada durante a ExpoZebu – ao responderem a essas perguntas, os alunos poderão progredir na trilha e, ao final do percurso, haverá um tesouro surpresa”, explica a vice-presidente da ABCZ e presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Ana Cláudia Mendes Souza.
Além das atividades no Museu, os estudantes também participarão de uma visita guiada ao Museu a Céu Aberto, no Parque Fernando Costa, para complementarem os conhecimentos sobre os grandes momentos da história da pecuária zebuína nacional.