Além da prevenção, o programa prevê a recuperação da saúde bucal com tratamento restaurador (Foto/Divulgação)
Parceria entre a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) amplia as ações de saúde bucal no Programa Saúde na Escola. Uma das iniciativas para levar a prestação de serviços foi através da participação no “Dia D - Mais Saúde Bucal no PSE”.
Sheila Beatriz Oliveira, coordenadora de Atenção à Saúde e Saúde Bucal da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, explica que, em comemoração ao primeiro ano da Lei 14.572, incluindo a Saúde Bucal no âmbito do SUS, o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está ampliando as ações de saúde bucal no Programa Saúde na Escola.
Segundo ela, “além de contemplar a promoção da saúde bucal e a prevenção das principais doenças, o programa também prevê a recuperação da saúde bucal com o Tratamento Restaurador Atraumático (ART)”.
Sheila explica ainda que o Dia D - Mais Saúde Bucal no PSE é um marco dessas ações de ampliação e conta que, “em Minas Gerais, são 851 municípios aderidos ao ciclo do Programa Saúde na Escola 2023-2024, sendo 9.757 escolas pactuadas”. Segundo Sheila, cerca de 66% delas são consideradas prioritárias, por atenderem áreas de situações de vulnerabilidade social. “Assim, o Dia D é um marco para que, futuramente, as equipes de saúde bucal reservem, de forma permanente, um turno de sua agenda fixa para o trabalho de saúde bucal no Programa Saúde na Escola”, completa a coordenadora.
Diversas escolas no Triângulo Mineiro estiveram mobilizadas nos últimos dias. As equipes de saúde bucal da Atenção Primária trabalharam com crianças e adolescentes, de forma lúdica, cuidados preventivos e escovação supervisionada. Em Nova Ponte, teve teatro de fantoches; em Cascalho Rico, a “Fada do Dente” alertou sobre os alimentos ricos em açúcares; em Itapagipe, foram feitos escovação supervisionada e bochecho com flúor, além de exames e aplicação de técnicas de ART; em Limeira do Oeste, foram oferecidos kits de higiene bucal, e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Uberaba, houve teatro com bonecos e aulas de escovação de forma lúdica, usando um boneco de boca gigante.