Com o 1º dia do mutirão de confissões realizado ontem no Santuário Nossa Senhora da Abadia, a Igreja Católica deu início oficial à preparação para a Semana Santa desse ano.
Segundo informações da Cúria Metropolitana, a 2ª maior celebração católica do Brasil – ficando atrás apenas do Natal – começará no próximo dia 28 com a representação do Domingo de Ramos em todas as paróquias da cidade.
De acordo com o arcebispo metropolitano Dom Roque Oppermman, embora Uberaba tenha número reduzido de fiéis praticantes se consideradas outras regiões do estado, como o Sul de Minas, por exemplo, a expectativa é a de que milhares de pessoas mobilizem-se nas celebrações. “Aqui a tradição é mais modesta, mas, consideradas as 21 paróquias com razoável movimentação popular, teremos quantidade expressiva de fiéis”, observa o arcebispo.
Questionado sobre a importância efetiva das atividades para o desenvolvimento da religião católica, Dom Roque explica que a semana deve ser encarada como oportunidade de renovação para todas as pessoas. “A Páscoa não é só a ressurreição do Senhor, mas também, nosso batismo”.
Segundo ele, prova disso é a distribuição da comunhão no último domingo. “Quase todas as pessoas querem se comungar nesse dia, como manifestação de benção depois de tantos dias de privação e penitências”, finaliza.
Programação. Na segunda-feira, 28, ocorre a Procissão do Encontro, na qual mulheres e homens de todas as paróquias são divididos e partem, eles da Igreja São Benedito e elas do Santíssimo Sacramento, e encontram-se na Catedral Metropolitana para realização de terço seguido de homilia.
Na terça-feira, todas as igrejas realizam vias sacras lembrando a trajetória de Cristo. Na quarta, acontece a missa da Unidade ou Benção dos Óleos, que reúne todo o clero e representantes de toda a arquidiocese em celebração realizada às 17h, na Catedral, quando ocorre a missa do Crisma, marcando a unidade de todo o povo de Deus e o clero.
Na quinta-feira, em um dos eventos mais criativos, acontece a missa de Lava-pés, com a presença de fiéis da comunidade. Sexta-feira da Paixão as atividades começam às 15h, com a Veneração e Adoração da Cruz, momento que, segundo a tradição, marca o horário da morte de Jesus. No período da noite, a procissão do Senhor Morto é considerada uma das maiores manifestações da fé católica, na qual os fiéis saem às ruas entoando cânticos com as velas acesas.
Já o popularmente conhecido como sábado de Aleluia, começa com a benção do fogo do lado de fora das igrejas e segue dentro das paróquias com a maior missa do ano, com sete leituras e cerca de 3h ininterruptas.
Para finalizar, a missa da Páscoa, que acontece no domingo, representa a grande festa e culminância da Quaresma e Semana Santa.