Começa nesta segunda-feira (10) o mutirão realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social visando regularizar inscrição e atualização do Cadastro Único, o CadÚnico. A ação se estende até sexta-feira (14) e acontece das 7h30 às 17h em 11 unidades, sem necessidade de agendamento prévio.
As equipes estarão disponíveis nos nove CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e na sede da Secretaria. Para ser atendido, é preciso levar os documentos de todos os membros da família, como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço, título de eleitor e declaração de matrícula escolar.
O secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, explicou que a iniciativa busca zerar a fila de espera e garantir que mais famílias possam acessar programas sociais. “Nosso objetivo é facilitar o processo e garantir que todos que precisem atualizar ou fazer a inscrição no Cadastro Único sejam atendidos”, afirmou.
Em 2024, a Secretaria registrou 4.534 novas inscrições e 13.565 atualizações no sistema. O Cadastro Único é essencial para que famílias de baixa renda tenham acesso a benefícios assistenciais. Para manter a regularidade, os dados devem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver mudanças, como troca de endereço, novo emprego, alteração na escola das crianças ou chegada de um novo integrante na família.