Declaração do presidente Lula em Queluzito sobre a fábrica de amônia e ureia traz novo fôlego para o assessor de projetos estratégicos da Prefeitura, Carlos Assis. Durante a inauguração do Gasbel, o chefe nacional ressaltou a conquista da Petrobras na produção de gás e também colocou projetos específicos na área de fertilizantes para dar vazão à matéria-prima. Entre as ações, Lula citou nominalmente a planta destinada a Uberaba, lembrando a parceria com a Cemig para implantar ramal do gasoduto de São Carlos até o Triângulo Mineiro.
Representante do município nas negociações entre Petrobras e Cemig, Assis afirma que as conversas continuam, mas o andamento não pode ser divulgado à imprensa porque existe um termo de sigilo. Entretanto, ele assegura que existe o entendimento entre as partes e a demora para assinatura do protocolo de intenções deve-se a detalhes como o acerto da tarifa para transporte do gás, adequações no projeto técnico e o cronograma das duas obras.
O assessor estratégico esperava que Lula reafirmasse o compromisso com Uberaba em discurso na abertura da assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Porém isso, não aconteceu. A fala do presidente foi voltada apenas para a importância do saneamento básico e no incentivo para os prefeitos encaminharem projetos ao governo federal.