SECA

Nesse período de estiagem, como ficam os hidrantes em Uberaba?

Rafaella Massa
Publicado em 22/09/2024 às 18:46
Compartilhar

Além do desabastecimento nas torneiras domésticas, o fechamento dos reservatórios está afetando também os hidrantes em Uberaba. Devido ao início do Plano de Contingenciamento da Seca, os equipamentos utilizados no combate a incêndios podem perder pressão, conforme informado pela Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas). 

O Plano prevê que, em caso de eventual falta de pressão nas redes que abastecem os hidrantes públicos, a Codau disponibilizará ao Corpo de Bombeiros acesso irrestrito a cinco Centros de Reservação da cidade. Dessa forma, os bombeiros poderão utilizar as tomadas de água para abastecimento dos caminhões de combate a incêndio.

A entrada irrestrita está permitida nos Centros de Reservação (CR)-2 (Boa Vista), CR-5 (Abadia), CR-6 (Olinda), CR-8 (Parque das Américas) e CR-10 (Parque das Gameleiras). Ainda segundo a autarquia, os bombeiros já precisaram acessar as tomadas de água em duas ocasiões: uma no CR-8 e outra no CR-6, utilizando um caminhão em cada local. 

Vale destacar que o Plano de Contingenciamento entrou em vigor na segunda quinzena de agosto, quando foi aprovado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). O fechamento dos reservatórios ocorre com base em medições realizadas todas as noites nos índices de volume de armazenamento dos Centros de Reservação. 

Com mais de 170 dias sem chuva, a prefeitura instaurou penalidades para quem for flagrado desperdiçando água. A situação de emergência é válida em todo o município por 60 dias, podendo ser prorrogada se o risco persistir. A lei prevê multa no valor de uma Unidade Fiscal do Município (UFM) para os infratores, equivalente a R$ 379,87. 

Além disso, está em vigor o decreto de estado de emergência, com validade de 180 dias, dos quais 24 já se passaram. O decreto proíbe o uso de fogo para limpeza de terrenos, queimas controladas e qualquer outra prática que envolva o uso de chamas a céu aberto. Também estabelece fiscalização intensiva em áreas com maior risco de incêndio, como reservas florestais, parques municipais, áreas rurais e terrenos baldios, com aplicação de multas e penalidades para infrações. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por