A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba iniciou a implementação do Sistema de Regulação Hospitalar e Ambulatorial (Sisreg), que promete organizar e qualificar a fila eletrônica de exames e atendimentos especializados. Em entrevista ao programa Pingo do J, a secretária Valdilene Rocha explicou que o sistema classifica os pacientes por criticidade, garantindo que casos mais graves sejam atendidos com prioridade.
O sistema, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, funciona de forma integrada com as carretas de atendimento itinerantes. Após a triagem e realização do exame, o paciente já entra na fila do Sisreg Ambulatorial com um código único, necessário para acessar o atendimento especializado. "Sem esse código, não há possibilidade de atendimento. São várias frentes, com isso a gente já qualifica a fila, já coloca dentro do sistema e gera o código. O paciente vai com esse código, e sem ele não tem chance de atendimento”, destacou Valdilene.
O sistema também atualiza pedidos antigos. É o caso de uma ouvinte da Rádio JM que, durante entrevista, se manifestou afirmando que aguarda um ultrassom de joelho há mais de dois anos. Com a migração para o Sisreg, ela receberá um código que permitirá realizar o exame sem perder seu histórico médico, como explicou a secretária de saúde.
“Na hora que a equipe ligar para o paciente ou receber a mensagem de WhatsApp e confirmar, ele vai receber esse código, que deve apresentar na carreta ou na clínica. Com esse número, o médico já sabe qual exame será realizado. Isso garante que pedidos antigos não se percam e não seja necessário refazer a solicitação", ressaltou a dirigente da pasta.
Com o Sisreg Ambulatorial, os pacientes podem consultar sua posição na fila pelo site da Prefeitura de Uberaba ou pelo telefone 3331-2757, por meio do CPF. Segundo Valdilene, a medida permite reduzir encaminhamentos desnecessários e acelerar o atendimento aos casos mais urgentes.
Além do programa, a saúde municipal segue com carretas próximas aos bairros, garantindo que exames e consultas sejam realizados de forma mais ágil e organizada, com o intuito de diminuir a fila eletrônica.