Moradores dos bairros Morumbi, Pacaembu, Francisco Angotti e Morada Du Park se reunirão na sexta-feira (30), em manifestação para pedir melhores condições de saneamento e infraestrutura para as casas entregues pelos programas habitacionais do governo federal.
De acordo com o líder comunitário Renato Maia, um dos responsáveis pela organização do protesto, a intenção é, através da mobilização popular, chamar a atenção de autoridades municipais para os problemas nos novos bairros. “Não têm bocas de lobo ou galerias pluviais aqui e, por serem terrenos planos, quando chove fica tudo inundado e a gente tem dificuldade de entrar em casa sem se molhar”, reclama Maia.
Além disso, segundo ele, os lotes com mato alto espalhados por esses bairros, servem como viveiro para animais peçonhentos e larvas de Aedes aegypti. “Somos mais de mil pessoas moradoras desses locais e, quando nós compramos as casas, a promessa era a de que estariam prontinhas, com todas as condições para morar, mas não foi isso o que aconteceu”, relata. “O asfalto, por exemplo, tem menos de dois anos e já está uma vergonha”, completa.
De acordo com Renato, a expectativa é a de que pessoas moradoras dos quatro bairros compareçam ao protesto, marcado para as 18h30, em frente à Igreja Frei Galvão, no bairro Morumbi. “A mobilização popular é muito pequena ainda, mas vamos convocar todos através de folhetos, carros de som e o que for necessário”, diz o líder comunitário. “É preciso fazer alguma coisa para mudar a situação”, finaliza.