Em dezembro de 2022, quando uma chuva de 56mm, em meia hora, causou alagamentos em avenidas centrais (Foto/Arquivo JM)
Ao longo dos 53 anos de história do Jornal da Manhã, um tema recorrente nas páginas do diário envolve a área central, que foi palco de diversos alagamentos devido às chuvas intensas. A Defesa Civil e o Inmet alertam sobre a ocorrência de precipitações volumosas em curto período, o que pode causar alagamentos.
Um exemplo recente foi em dezembro de 2022, quando uma chuva de 56mm, em meia hora, causou alagamentos em avenidas centrais. Outro episódio, em 2016, registrou 64mm de chuva em 20 minutos, também causando transtornos.
Mas, foi em 2021 e fora da área central que as inundações registraram um caso trágico, com a morte de Angélica Silva Lima, de 35 anos. Ela desapareceu após ter o carro arrastado para o Córrego dos Carneiros durante um temporal. Angélica saiu de casa por volta das 21h, andou poucos metros até que o carro fosse atingido pela enxurrada e arrastado até o córrego, que passa embaixo na BR-262, entre os bairros de Lourdes e Antônio Barbosa. Poucas horas depois, o veículo foi encontrado acerca de 1,5 km do local onde foi arrastado, mas Angélica não estava dentro. O corpo foi encontrado na margem de um rio, a mais de 20 km de Uberaba.
Atualmente, o impacto das chuvas foi amenizado, por conta do Projeto Água Viva, implantado justamente para atenuar os problemas causados pelas enchentes na região central da cidade.
O Água Viva teve como seu coordenador geral o engenheiro civil José Maria Barra. O projeto incluiu a ampliação e duplicação das galerias de redes pluviais da região central de Uberaba e a implantação de interceptores de esgotos. Foram 10 anos de dedicação a este trabalho, que contribuiu para amenizar as enchentes na cidade.
“Foi um grande desafio. A minha empresa tinha executado, em outros governos, as galerias de águas pluviais da cidade, por isso na gestão de Anderson Adauto fui convidado para coordenar o projeto Água Viva, que se estendeu até o mandato de Paulo Piau. O projeto foi vitorioso porque deu resultado para a cidade”, disse José Maria Barra em depoimento durante homenagem que recebeu sobre sua trajetória profissional.
Leia mais: 53 anos bem vividos