EM VIAS PÚBLICAS

O que acontece com os animais soltos recolhidos nas ruas de Uberaba?

Dandara Aveiro
Publicado em 14/01/2025 às 11:47
Compartilhar
Após a apreensão, os proprietários têm até três dias para se apresentar, comprovar a posse e pagar as taxas e multas correspondentes (Foto/Arquivo JM)

Após a apreensão, os proprietários têm até três dias para se apresentar, comprovar a posse e pagar as taxas e multas correspondentes (Foto/Arquivo JM)

Animais de grande porte soltos em vias públicas de Uberaba geram preocupação entre os moradores e motoristas. Somente no início deste ano, cinco animais foram apreendidos pelo Departamento de Posturas, sendo quatro deles no dia 6 de janeiro e o quinto no dia 10. Ao longo de 2024, 29 animais em condições semelhantes foram recolhidos pelo município.  

Mas o que acontece com os animais na sequência? 

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Uberaba, após recolhidos, os animais são encaminhados ao Horto Municipal, onde recebem os devidos cuidados, ou ao Hospital Veterinário da Uniube, caso estejam feridos. Após a apreensão, os proprietários têm até três dias para se apresentar, comprovar a posse e pagar as taxas e multas correspondentes. Caso contrário, os animais podem ser encaminhados para adoção. 

No ano passado, o município recolheu 29 animais nessas condições. Segundo o Código de Posturas de Uberaba (Lei Complementar 380/08), é dever dos proprietários manter os animais de produção em locais seguros, evitando que fiquem soltos em vias públicas. A Prefeitura reforça a importância de que a população acione imediatamente o Departamento de Posturas ao avistar animais circulando pelas ruas. Esse contato pode ser feito pelos telefones 3331-2313, 3331-2312 ou 0800 940 0101. 

Últimos casos registrados 

Na segunda-feira (6), quatro cavalos soltos no bairro Maracanã foram recolhidos pelo Departamento de Posturas de Uberaba. Os animais foram encaminhados ao Horto Municipal, onde permanecem à espera do tutor. Caso não apareça, os animais serão destinados à adoção.  

Dias depois, na quarta-feira (8) no bairro Jardim do Lago, cavalos foram flagrados circulando por vias movimentadas e causando preocupação devido ao risco de acidentes. Após percorrerem o bairro, os animais seguiram para a avenida Leopoldino de Oliveira, parando na rotatória da UPA do Mirante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por