Rodovias estaduais MGs 190 e 427 passam atualmente por reformas e drenagens para evitar aquaplanagens. Os trabalhos efetuados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) deverão seguir até o fim deste ano.
Segundo o coordenador regional do DER/Uberaba, Vicente de Paulo Cussi, as principais obras ocorreram na MG-190, no trevo da comunidade Santa Fé. “Temos feito o rejuvenescimento das pistas com o trabalho de reperfilamento. Vedando as trincas, evitamos o acúmulo de água na camada asfáltica, já pensando na temporada de chuvas que deve começar no próximo mês”, explica. Outra região na mira do DER nesta mesma estrada é na região de Santa Rosa, de acordo com Vicente. “Estamos no final do trabalho de drenagem deste trecho”, informa.
Já na MG-427, destaca o coordenador, a limpeza da sarjeta e as drenagens são realizadas frequentemente e em todo o trecho que vai de Uberaba a Conceição das Alagoas. “Isso inibe a penetração da água no asfalto e as lâminas de água nestas pistas, reduzindo o risco de acidentes e um elemento gerador de muitas reclamações”, afirma.
Vicente revela que os gastos até a conclusão destes processos serão da ordem de R$ 300 mil mensais. “Acredito que será destinada metade deste montante para cada uma das duas rodovias em pauta.” Outras drenagens, limpezas de sarjetas e pequenas recuperações asfálticas têm sido feitas na MG-255, que liga Frutal a Iturama.