Em nota, a Sesurb garantiu que os serviços não estão paralisados, apenas passaram por uma intervenção técnica para garantir a segurança e durabilidade da via (Foto/Divulgação)
Iniciada em agosto de 2024, a obra de prolongamento da avenida Joaquim Borges de Assunção, que vai ligar os bairros Alfredo Freire IV, Ilha Bela I e Marajó, deve ser concluída na próxima semana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), após questionamentos de moradores sobre a aparente paralisação dos trabalhos no local.
Nesta semana, um ouvinte da Rádio JM cobrou o andamento da obra e destacou que as reivindicações pela conclusão do projeto são antigas. Segundo ele, o novo trecho beneficiará diretamente quem vive nas proximidades, por isso é tão aguardado. “Próximo, temos Cemei, escola, posto de saúde, então o trecho vai favorecer muito os moradores. Essas pessoas estão utilizando um longo percurso para levar as crianças nas unidades escolares. Não é possível que vão se passar anos e a obra dessa forma. Uma obra tão fácil de terminar, paralisada mais uma vez, dificultando a vida de quem necessita dessa via”, criticou.
Em nota, a Sesurb garantiu que os serviços não estão paralisados, apenas passaram por uma intervenção técnica para garantir a segurança e durabilidade da via. Embora etapas como terraplenagem e imprimação já tenham sido concluídas, foi necessário refazer as camadas de leito e subleito em um trecho de aproximadamente 60 metros, devido a problemas no solo. Conforme a secretaria, a correção demandou materiais específicos que não estavam disponíveis no estoque da Prefeitura, o que levou à abertura de um processo de aquisição e à suspensão temporária da obra até a chegada dos insumos. A pasta também informou que expectativa é que os trabalhos sejam retomados e finalizados na próxima semana.
“O restante da via já recebeu todos os serviços de terraplenagem e imprimação, estando preparado para aplicação da camada final de asfalto. A pavimentação, que é responsabilidade da Prefeitura, será realizada de uma só vez, logo após a finalização do serviço no trecho que precisou de correção”, acrescentou o órgão.
No mês passado, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) realizou o processo de drenagem no local, etapa preparatória para a pavimentação, concluída integralmente no dia 5 de abril. “A Prefeitura reforça que essa ligação viária é considerada prioritária e segue sob fiscalização constante da Sesurb, pois irá reduzir em até 3 km o deslocamento de quem transita diariamente entre os bairros Ilha Bela, Alfredo Freire IV, Marajó e também em direção ao Distrito Industrial e ao Mini Distrito do Alfredo Freire”, ressalta o Executivo.
A intervenção integra um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a empresa Desk Empreendimentos e a Prefeitura de Uberaba, com acompanhamento do Ministério Público. O objetivo é criar uma ligação asfáltica de aproximadamente 230 metros, reduzindo significativamente o trajeto entre os bairros da região. A obra é uma contrapartida da empresa, prevista nas diretrizes urbanísticas do loteamento, e não envolve recursos públicos diretos.