Viaduto sobre a avenida Claricinda Alves de Rezende está interditado desde o dia 10 de julho (Foto/Marcos Machado)
Deve ficar para setembro a entrega da obra de manutenção do viaduto sobre a avenida Claricinda Alves de Rezende, no bairro Jardim do Lago, em Uberaba. Ele está interditado desde o dia 10 de julho, após inspeção de rotina realizada pela VLi Multimodal detectar necessidade de recuperação a estrutura. Apesar dos esforços, ouvintes da Rádio JM têm questionado a morosidade para uma solução no local.
Nesta quarta-feira (20), ouvinte do JM News voltou a questionar a obra. "Peço a ajuda de vocês a respeito do viaduto do Parque São José. Estamos tendo prejuízo na circulação, dando volta longa. Tem mais de um mês [a interdição] e ainda nem começou a obra de reforma. Ajudem os moradores, a população está organizando um abaixo assinado, mas o trem está circulando normalmente", comentou Marilda Aparecida.
A previsão inicial é que a obra fosse entregue no fim de agosto. Contudo, os trabalhos ainda não começaram no local, segundo apurou a reportagem do Jornal da Manhã, mas há previsão de que sejam iniciados na próxima semana. Assim, o prazo de entrega deve ser adiado até o fim de setembro.
Em notas enviadas ao JM, tanto a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e a VLI Multimodal afirmaram ainda estarem em tratativas sobre a recuperação do viaduto da Claricinda. A empresa de logística destacou ser da Prefeitura de Uberaba a responsabilidade pela obra, mas que "tem total interesse na segurança da localidade e está em constante diálogo com a Prefeitura de Uberaba, para viabilizar a manutenção e segurança do viaduto municipal".
Em contrapartida, a Sesurb informa que a obra será executada pela VLI Multimodal. "Conforme reunião realizada no dia 13 com representantes da VLI Logística, responsável pelas operações ferroviárias, foi definida a elaboração de uma nova solução técnica para a intervenção no viaduto. Essa alternativa está em fase final de ajustes pela VLI e foi apontada como a mais eficiente e segura, tanto para garantir a segurança do transporte ferroviário quanto para atender à população que utiliza diariamente o local. A VLI assumirá a execução da obra, assegurando maior celeridade ao atendimento da demanda", diz trecho da nota enviada ao JM.
Embora não haja definição oficial sobre o novo cronograma, a previsão é que a obra seja entregue até o fim de setembro. Até lá continuam válidas as alterações no trânsito vigentes, atingindo também uma linha de ônibus coletivo em Uberaba.