Iniciada há pouco mais de um mês, a obra de drenagem da avenida Padre Eddie Bernardes, no bairro de Lourdes, atingiu 40% dos serviços executados pela equipe da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). A entrega está programada para novembro.
Segundo a Codau, atuam na obra duas frentes de trabalho e o cronograma está dentro do previsto, apesar da localização de grande quantidade de rocha no trecho executado. “As equipes estão utilizando dois martelos demolidores tipo picão para cortar a pedra”, explica a autarquia.
No momento, uma equipe está trabalhando na avenida Padre Eddie Bernardes no trecho entre as ruas das Glicínias e das Papoulas, e a outra no trecho entre as ruas das Azaleias e das Açucenas.
Pode interessar: Começa obra de drenagem na Av. Padre Eddie Bernardes da Silva
Até o momento foram implantados 1.016 metros de tubulação, com diâmetros entre 400mm e 1.200mm, de um total de 2.033 metros. Também já foram construídas 26 bocas de lobo duplas, de um total de 105, e 11 caixas coletoras, de 39 previstas.
A obra de drenagem na avenida Padre Eddie Bernardes faz parte de um pacote de revitalização da área, sendo a primeira parte. O valor da licitação foi fechado em R$3,5 milhões. Além das obras, o pacote prevê a sinalização de trânsito e de segurança na avenida, assim como a reposição da malha asfáltica após o serviço
A execução do serviço é aguardada há anos por moradores do local que sofrem com enchentes no período de cheia, devido aos casos de inundação causados pelo Córrego dos Carneiros, que corta a avenida. Em outubro de 2021, uma mulher morreu no local, após ter seu carro arrastado pela enxurrada.