CIDADE

Obras do projeto Água Viva terão a coleta de fósseis de dinossauros

Publicado em 03/08/2010 às 21:20Atualizado em 20/12/2022 às 05:05
Compartilhar

No sábado, dia 31, funcionários do Centro de Pesquisas Paleontológicas e Museu de Peirópolis deram um curso de capacitação e treinamento aos funcionários do Projeto Água Viva. Equipes de escavação, inspetores ambientais e engenheiros aprenderam a identificar fósseis que possam aparecer durante o processo de escavações.

No ano passado, o projeto Água Viva encomendou um diagnóstico das potencialidades paleontológicas por onde passariam as escavações. O relatório apontou a necessidade de um programa de monitoramento paleontológico, baseado em vários achados que já aconteceram na cidade de Uberaba. De acordo com o Centro de Pesquisas, a medida preventiva é para evitar perda de possíveis materiais fósseis encontrados no desterro das adutoras.

Além da parte teórica, quando foram apresentados aos conceitos gerais sobre paleontologia, os participantes tiveram contato com os fósseis e manusearam rochas das unidades geológicas presentes nas obras. “O curso é para oferecer condições mínimas para que quando ocorrer algum vestígio, eles possam reconhecer e chamar o pessoal de Peirópolis”, explica Luiz Carlos Borges Ribeiro, diretor do museu.

Ele conta ainda que a segunda etapa do programa de preservação terá início na próxima semana, quando funcionários do Centro de Pesquisa irão acompanhar de perto as escavações do Água Viva. “Em cada avenida vai ter pelo menos duas pessoas acompanhando as escavações, olhando metro a metro, para fazer descrição do material. Se aparecer alguma coisa, param  a escavação para fazer o resgate paleontológico”, esclarece.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por