Usuários relataram que motoristas orientaram embarque fora do padrão na manhã desta quarta-feira (30); Transube confirmou pane no sistema e isenção temporária da cobrança
A Transube afirmou que o embarque pela porta traseira foi autorizado temporariamente para agilizar o fluxo de passageiros e evitar aglomerações, até que o serviço fosse restabelecido (Foto/Reprodução)
Falha operacional deixou passageiros do transporte coletivo de Uberaba confusos nesta quarta-feira (30). Segundo relatos enviados à Rádio JM, motoristas orientaram o embarque pela porta traseira, afirmando que o sistema de bilhetagem eletrônica estava apresentando falhas. Além disso, um ouvinte notou que muitos funcionários de empresas embarcaram sem pagar passagem, o que levantou dúvidas sobre possíveis acordos com a concessionária do transporte público.
Procurada pela reportagem, a Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba), responsável pela operação do transporte coletivo na cidade, confirmou que o sistema Transdata, utilizado para o controle de bilhetagem, apresentou uma falha que deixou os validadores inoperantes durante o período da manhã. O problema, segundo a empresa, foi totalmente resolvido às 13h.
Ao Jornal da Manhã, a Transube ainda afirmou que o embarque pela porta traseira foi autorizado temporariamente para agilizar o fluxo de passageiros e evitar aglomerações, até que o serviço fosse restabelecido. Dessa forma, nenhum passageiro foi prejudicado durante o período de instabilidade, já que não houve cobrança de tarifa enquanto o sistema esteve fora do ar.
A empresa ainda declarou que não há nenhum tipo de acordo em vigor que autorize funcionários de empresas a embarcar gratuitamente de forma permanente, e que os embarques sem pagamento registrados nesta quarta ocorreram exclusivamente em razão da falha.
As causas do problema ainda estão sendo apuradas. Não há confirmação do montante do prejuízo, em reais, causado pela falha.