O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Mobiliária de Uberaba organiza assembleias em última convocação para elaborar a pauta de reivindicações ao setor patronal. As reuniões estão acontecendo na sede da entidade sindical, na rua Álvares Cabral, bairro Fabrício. No fim da tarde de ontem aconteceram três assembleias e estão marcadas outras três para hoje, divididas por segmentos profissionais.
Segundo o presidente José Lacerda Sobrinho, o objetivo é colher sugestões dos trabalhadores para a elaboração da pauta. “O sindicato já vai apresentar algumas sugestões como o reajuste salarial, cesta básica para todos os trabalhadores, plano médico e odontológico, além do tíquete-alimentação, para o funcionário não precisar mais carregar marmita, mas tudo ainda está em discussão”, salienta o líder sindical.
O intuito de realizar as assembleias em setembro é para que até a data-base, 1º de novembro, já tenha acordo fechado entre o sindicato dos trabalhadores e os sindicatos patronais. “Estamos antecipando. Assim temos ainda um mês e meio para negociarmos com calma”, justifica José Lacerda.
Caso não entrem em acordo, o presidente do sindicato conta que pode ser acionado o Ministério do Trabalho, ou feito um dissídio coletivo, onde a Justiça do Trabalho propõe ações para solucionar questões que não puderam ser resolvidas na negociação direta entre as partes. “No entanto, não acredito que teremos problemas com as negociações”, conclui.