Leitor procurou o Jornal da Manhã nesta quinta-feira (30) para questionar sobre a Unidade de Pronto Atendimento do Mirante. Segundo o leitor, no local haveria apenas um consultório disponível para atendimento no turno do dia, além da ausência de itens como ventiladores para amenizar o calor daqueles que estão aguardando consulta. As reclamações foram enviadas por meio do aplicativo de mensagens do JM, com o número 9 9777-7900.
Outro questionamento do paciente reclamante é que uma ambulância de outra instituição de saúde teria saído do local transportando vidros, ao invés de pacientes. Apesar da reclamação, o paciente não aguardava transporte nem transferência que utilizasse o veículo de socorro. O paciente também não mencionou o tempo que aguardava consulta.
A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pelas UPAs, respondeu que: "A informação sobre apenas um consultório médico atendendo nesta quinta-feira não procede. A UPA do Mirante conta com a quantidade de médicos adequados para o atendimento à população. Nesta quinta-feira de manhã, a UPA Mirante estava com três médicos na ala intermediária, um médico triagista e dois médicos na ala avançada."
Em relação à falta de ar-condicionado ou ventiladores, a SEU informou que "o sistema de climatização foi solicitado ao município de Uberaba e está em fase de aquisição. Por normas da vigilância em saúde, o uso de ventiladores não é permitido, pois pode contribuir para a disseminação de agentes patogênicos. Quanto à ambulância mencionada, ela não pertence à UPA Mirante. É, na verdade, um veículo de instituição privada, emprestado para o transporte de equipamentos. Sendo assim, não houve comprometimento no atendimento à população", finalizou a nota.