(Foto/Arquivo)
A Prefeitura de Uberaba, em parceria com a Arquidiocese local e a ONG "+Dog - Lixo", está estruturando ações voltadas à conscientização ambiental, reciclagem e arborização urbana. O projeto foi apresentado na "Reunião de Foranias", encontro promovido pela Arquidiocese que reuniu membros do clero e lideranças religiosas, na última terça-feira (18), no Santuário Basílica Nossa Senhora D'Abadia.
A iniciativa prevê a instalação de pontos de coleta de recicláveis em paróquias da cidade. Os recursos obtidos com a venda do material serão revertidos para a ONG "+Dog - Lixo", que atua na proteção animal e em projetos socioambientais. A organização também participou do evento, detalhando sua atuação.
Outra ação será a inclusão de um espaço ao final das missas para a divulgação de serviços municipais relacionados ao meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba (Semam) terá cinco minutos nos anúncios finais para apresentar informações sobre o programa Cata-treco, os Ecopontos, a Central de Logística Reversa, além de esclarecer dúvidas sobre o IPTU Verde e a Coleta Seletiva.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, destacou que o descarte irregular de lixo é um problema recorrente em todo o país e reforçou a necessidade de mudança de hábitos. "A Campanha da Fraternidade 2025 traz a preservação ambiental como pauta central e incentiva o reaproveitamento do lixo como alternativa de renda. Reciclar melhora a qualidade de vida e fortalece a comunidade. O descarte ilegal de resíduos é crime ambiental e está sujeito a punições previstas na Lei 9.605", afirmou.
As iniciativas reforçam a integração entre o poder público, entidades religiosas e sociedade civil na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental em Uberaba.