Primeiro Seminário de Combate à Pedofilia foi realizado na quinta-feira (14), no auditório da Aciu. O evento realizado pela Prefeitura contou com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura (Semec) e de Desenvolvimento Social (Seds).
De acordo com Renilda Maria Rosa, diretora do Departamento de Formação Continuada, aproximadamente 250 pessoas entre educadores, profissionais da saúde e de instituições que trabalham com crianças e adolescentes participaram do evento. “O público foi muito diversificado, contando com profissionais de diversas áreas. O combate à pedofilia só pode ser realizado com a informação e atuação das pessoas”, afirma.
Para Renilda, o seminário superou as expectativas e as duas palestras abordadas foram esclarecedoras sobre o perfil dos agressores e das vítimas, além de acrescentar diversas informações. “Os palestrantes foram muito claros e objetivos e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer essa realidade e perceber que os dados são alarmantes, tanto em nível de Brasil, quanto em Uberaba”, conta.
A diretora acredita que é importante desenvolver ações educativas e de orientações à comunidade para combate do problema. Ela ressalta a necessidade de se produzir mais eventos que abordem o tema. “Temos a intenção de no próximo ano realizar o segundo seminário e oferecer algumas mesas redondas e palestras para oportunizar a maior participação das pessoas. Tivemos uma demanda muito grande de universitários, porém não conseguimos atendê-los devido à falta de vagas”, finaliza.
Também para Michelle Carvalho Santos, palestrante e coordenadora do Creas e Comdicau, os eventos são importantes para esclarecer o que realmente é a pedofilia, quais fatores levam a este ato, o perfil da vítima e do agressor e quais as possíveis formas de prevenção e erradicação. “É extremamente importante conscientizar a população sobre a existência do problema, quanto mais informados e mais participativos estivermos, melhor será o conjunto de ações para combater a pedofilia”, explica.