Parte do bairro rural de Peirópolis ficou sem energia durante a tarde desta quarta-feira (29). A interrupção no fornecimento se deu antes da chuva que caiu no município. Cemig afirmou que chuvas, ventos e quedas de galhos podem comprometer o fornecimento de energia.
Segundo morador de Peirópolis, a energia caiu às 12h30 em parte do bairro, sendo restabelecida somente às 16h50. Os residentes no local acionaram a Cemig, sendo informados de que a previsão para atendimento de equipe no local se daria às 18h47.
O denunciante informou que esta é a segunda vez este ano que ocorre a interrupção no fornecimento de energia no bairro, mas que da outra vez o atendimento foi mais rápido. Sua maior preocupação seria com o comércio local, pois no bairro existem pousadas, restaurantes, fábrica de doces e sorveterias que dependem da energia para o funcionamento e garantir que os estoques de seus produtos não estraguem.
Questionada pela reportagem sobre a situação, a Cemig informou, em nota, que tem registrado diversas ocorrências em função do período chuvoso. O calor e a alta umidade do ar favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade, provocando tempestades acompanhadas de muitos raios e fortes rajadas de vento em boa parte de Minas Gerais, inclusive em municípios da região do Triângulo, interrompendo o fornecimento de energia elétrica.
A empresa também afirmou que “além da ventania e das descargas atmosféricas, a principal causa dos desligamentos costuma ser a queda de árvores de grande porte, bem como objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos, que provocam quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos. Estes serviços, que representam maior risco à população, são sempre priorizados pela companhia. Para abrir chamado de falta de energia, a orientação é acionar a Cemig por meio dos canais de atendimento, como o telefone 116, o app Cemig Atende Web, o portal cemig.com.br e o whatsapp (31) 3506-1160, preferencialmente tendo em mãos o CPF e o número de instalação que consta na fatura de energia do cliente”, finaliza.