Compromisso de vender o roteiro Peirópolis foi mais uma vez reafirmado durante o lançamento das obras do Centro de Informações ao Turista (Citur), no Parque da Cidade. A implementação do plano turístico para o bairro dos Dinossauros é discutida há dez anos, porém até agora nada avançou concretamente e a população ainda sofre à espera de calçamento e iluminação pública.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Franco, declara que emplacar o turismo em Peirópolis é uma meta para ser cumprida antes do término do mandato. Ele afirma já estar trabalhando três projetos no Ministério do Turismo para dar infraestrutura aos futuros visitantes. A lista engloba o calçamento, a iluminação pública, a reforma de um casarão antigo onde será instalado o centro de atendimento ao turista e a sinalização turística da cidade. “É algo para, no máximo, o início do ano que vem. O projeto está pronto e os recursos encaminhados para liberação. Acredito fazer a licitação nos próximos 30 dias”, informa.
No total, R$ 2 milhões são pleiteados junto ao governo federal. Entretanto, o prazo é curto para efetivar a transferência da verba porque o calendário eleitoral proíbe repasses a partir de julho. De acordo com o deputado federal Paulo Piau (PMDB), os recursos estão assegurados no orçamento e sairão ainda em 2010. “Vamos fazer toda força para vir até o fim de junho o repasse efetivo. Se não vier agora, depois das eleições será liberado”, declara.
O procurador-geral do município, Valdir Dias, acrescenta ainda que não existe mais impasse jurídico em relação a Peirópolis. Segundo ele, a medida cautelar referente ao asfaltamento da entrada do bairro foi arquivada e, até agora, a Prefeitura não foi notificada de qualquer nova contestação do Ministério Público.
O Citur funcionará no Parque da Cidade. A obra deverá ser entregue até o fim do ano. O prédio contará com dois espaços para atendimento ao público e um ponto de atendimento digital para os visitantes realizarem pesquisas. Também haverá uma loja de artesanato. O projeto custa R$ 256 mil.