RISCO DE QUEDAS

Período chuvoso não deve interromper poda e remoção de árvores em Uberaba, diz secretário

Sesurb alerta que o solo úmido aumenta o risco de quedas e reforça a programação ininterrupta das equipes

Dandara Aveiro
Publicado em 23/10/2025 às 09:42
Compartilhar

O mutirão de poda e remoção de árvores em Uberaba segue em andamento, mesmo com a chegada do período chuvoso. Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, o cronograma é contínuo e atua tanto na poda preventiva, especialmente em áreas próximas a semáforos, quanto na remoção de árvores que caíram ou estão em risco iminente de queda. 

“Na nossa programação, estamos removendo algumas espécies que caíram com a última chuva, porque o solo absorve a água e a árvore que já está na iminência, com o solo úmido, ela cai, evidentemente. Então o mutirão continua com a poda de árvores nos sinaleiros e com retiradas de árvores que caíram. A programação é ininterrupta, semelhante ao programa de tapa-buraco”, explicou o secretário. 

A manutenção das árvores em áreas urbanas tem sido uma das principais reclamações recebidas pela reportagem, especialmente após diversos relatos de semáforos encobertos por galhos. Na última semana, duas queixas foram registradas: uma na região da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, como a avenida Quinze de Novembro e a rua Padre Leandro; e no bairro São Benedito, em vias como a Raul Terra e a Major Eustáquio. Em resposta, a Sesurb informou que os trechos citados já foram incluídos na programação de poda, que ocorre de forma setorizada e de acordo com levantamentos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). 

Além das ações preventivas, as equipes também têm atuado em casos de quedas de árvores provocadas pelas chuvas. Recentemente, o Corpo de Bombeiros registrou ocorrências nos bairros Recreio dos Bandeirantes e Vila São José, sem vítimas. Nas ocasiões, a equipe de militares reforçou a importância das intervenções preventivas para evitar acidentes durante o período chuvoso. 

Vale lembrar que o município também avança na modernização da gestão da arborização urbana. A plataforma Arbolink, já utilizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), passou a ser operada pela Sesurb para integrar o licenciamento ambiental à execução das podas e remoções. A ferramenta permite identificar árvores que necessitam de intervenção antes que representem risco, além de organizar as solicitações e emitir ordens de serviço de forma digital. 

A previsão é de que, a partir de 2026, os cidadãos poderão solicitar diretamente pelo sistema serviços de plantio, poda ou supressão de árvores. A medida deve agilizar o atendimento e fortalecer a gestão preventiva, para uma arborização mais segura e planejada para Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por