Com o período chuvoso, que chegou há algumas semanas em Uberaba, a população deve retomar os cuidados para evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti. O período também é propício para a incidência de pragas e acidentes com animais peçonhentos.
Leia também: Casos de dengue estão em queda, mas prevenção precisa ser intensificada, afirma diretor
O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias de Uberaba disponibiliza equipe técnica que vai até o local indicado e avalia possíveis condições que favoreçam a presença de animais, como escorpiões, lagartas, aranhas, roedores e morcegos, além de orientar os moradores e adotar medidas de controle. Para solicitar, é necessário acionar através do telefone (34) 3315-4173.
Nesta época, não é incomum o aparecimento de animais indesejados. Em casos de acidentes, especialmente com escorpiões, o recomendado é buscar atendimento no Pronto Socorro mais próximo.
Outro ponto de atenção durante as chuvas é o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Qualquer recipiente exposto que possa acumular água torna-se um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito. Por isso, o Departamento de Zoonoses solicita que os moradores dediquem cerca de 10 minutos por semana para verificar seus imóveis e eliminar recipientes com água parada.
A colaboração da população também é iessencial para permitir a entrada dos agentes de endemias em suas residências. A atuação conjunta, entre a comunidade e o departamento, é fundamental para prevenir e combater focos do Aedes aegypti.
A população pode ainda contribuir denunciando locais com possíveis focos do mosquito pelo Disque-Dengue, pelo telefone (34) 3317-4660.