Calçadas de Uberaba podem ganhar plano de estruturação próprio, conforme a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento. Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a titular informou que o objetivo é fazer as pessoas voltarem a caminhar pelo centro da cidade.
De acordo com a secretária, apesar do tópico ser ligado ao Plano de Mobilidade Urbana, que foi discutido em audiência na última semana, o objetivo é reestruturar estes espaços, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres. “A gente também está pensando em fazer um plano para as calçadas, para que melhorem pelo menos na região central, para que a gente consiga favorecer essa caminhabilidade e as pessoas se sintam atraídas para ficar ali no centro”, afirma.
Conforme diagnóstico divulgado em junho pelo consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou-se que a cidade é majoritariamente usuária de veículos individuais. Segundo o representante da consultoria, Ricardo Mendanha, o número de usuários de transporte por aplicativo fica apenas em 1,9%.
A pesquisa de origem e destino constatou que 49% utilizam transporte próprio para se locomoverem; 40% são usuários de carros, e 9%, de motocicletas. O estudo constatou que 16% dos uberabenses utilizam o sistema de transporte coletivo urbano, enquanto que 13% se locomovem pelo fretado e outros 3,5% usam a bicicleta como meio de transporte. Pessoas que não utilizam nenhum meio de transporte, ou seja, andam a pé, somam 23%.
É válido citar que, durante a audiência pública, realizada na última semana, que apresentou diagnóstico da Mobilidade Urbana e Acessibilidade em Uberaba, sugestões dos participantes elencaram pontos que podem ser reforçados ou melhorados quanto às ciclovias, pedestres e transporte coletivo.