MOBILIDADE

Ciclovias, pedestres e transporte coletivo se destacaram em audiência

Marconi Lima
Publicado em 09/11/2024 às 18:04
Compartilhar
Realizada na semana que passou, na audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana, foram apresentados diagnósticos já realizados e propostas foram recebidas (Foto/Divulgação)

Realizada na semana que passou, na audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana, foram apresentados diagnósticos já realizados e propostas foram recebidas (Foto/Divulgação)

Audiência pública que apresentou diagnóstico da Mobilidade Urbana e Acessibilidade em Uberaba teve sugestões dos participantes para os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio PlanMob Uberaba. Dentre as manifestações, foram elencados pontos que podem ser reforçados ou melhorados quanto às ciclovias, pedestres e transporte coletivo.

Levantamento realizado pelas secretarias de Defesa Social (SDS) e Planejamento (Seplan) apontou um diagnóstico sobre a mobilidade urbana em Uberaba. Foi diagnosticado que 39% dos deslocamentos na cidade são feitos por automóvel; 23%, a pé, e 16%, por meio do transporte coletivo público.

O trabalho é o principal destino das viagens, com origem em casa para 59% das pessoas, ficando a escola em segundo lugar, com 26%. Compras e lazer chegam a 6% e para tratamento de saúde, a 3%.

Durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, a Prefeitura realizou, no mês de agosto, duas oficinas. A equipe técnica da Secretaria de Planejamento se reuniu com engenheiros, arquitetos e designers do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) e do grupo Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados (Aurea).

O representante da empresa Tecnotran Engenheiros e Consultores, que integra o consórcio PlanMob Uberaba, André Barra, ressaltou que a grande maioria das observações, questionamentos e contribuições da comunidade local é relacionada ao sistema viário.

Segundo ele, a participação da população de Uberaba difere do que foi identificado em outras cidades onde o consórcio também presta serviço, nas quais o foco é o transporte coletivo. “A gente acredita que isso se dá em virtude de o sistema BRT já estar estruturado, bem-feito e bem-implantado, levando o foco para a infraestrutura, atendimento às minorias e acessibilidade, por exemplo”, completou.

A superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Ana Luísa Bilharinho, lembrou que essa é a primeira vez que Uberaba faz plano de mobilidade e, mais importante ainda, integrado com o Plano Diretor. “Por isso nós queremos a participação da comunidade em todos os pontos do trabalho, conhecendo seus anseios e dúvidas”, explicou.

O secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes, informou que em dezembro acontecerá uma oficina técnica para discutir algumas propostas, com o apoio da comunidade e dos segmentos organizados para que, depois, numa segunda audiência, haja a aprovação dessas proposições. “A previsão é de que o projeto de lei seja encaminhado para a Câmara Municipal de Uberaba e, após votação e aprovação, a Prefeitura dará início à fase de implantação, com ações a curto, médio e longo prazos”, concluiu. (ML)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por