O futuro da mobilidade em Uberaba começa a ganhar forma com o novo Plano Diretor Integrado, que está em fase de consolidação pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Entre os pontos destacados pela secretária Fúlvia Mendes, em entrevista à Rádio JM, está a inclusão de ciclofaixas, ciclovias e calçadas mais amplas em novos roteamentos, contemplando o conceito de “vias completas”, uma abordagem que busca equilibrar espaço para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos automotores.
Segundo Fúlvia Mendes, embora as ciclofaixas e ciclovias estejam previstas no Plano de Mobilidade Urbana, o estudo realizado pela Seplan, em parceria com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e o projeto Desenvolve Uberaba, já permite planejar intervenções em importantes vias da cidade. “O conceito de vias completas é interessante, porque tenta equilibrar calçadas mais largas, possibilitar corredores de ônibus e incluir ciclofaixas de forma gradual, respeitando a realidade urbana da cidade”, explicou.
A nova abordagem também dialoga com projetos em andamento, como a ciclofaixa da avenida Nenê Sabino, que atualmente atende um trecho de 4,8 quilômetros e tem planos de expansão, com ampliação de horário e instalação de pontos de hidratação. “O planejamento das vias e ciclovias é feito de forma gradual, permitindo que novas estruturas se integrem às já existentes e beneficiem pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo”, explicou a secretária.
Fúlvia também destacou que, em áreas já consolidadas, intervenções como ampliação de calçadas ou instalação de piso tátil precisam ser adequadas ao espaço disponível, enquanto novos roteamentos poderão receber padronização de calçadas de até três metros, garantindo acessibilidade e espaço para árvores, rede de água e esgoto.
O Plano Diretor, que está sendo discutido com entidades do setor produtivo e técnico, já conta com a análise de algumas instituições e sindicatos de Uberaba. “Estamos buscando ouvir todos os setores e alinhar contribuições para que o documento final seja fruto de construção coletiva”, afirmou Fúlvia, lembrando que o novo plano integrará iniciativas de mobilidade e projetos estratégicos, como a revitalização da rua Arthur Machado e ações no centro da cidade, além de utilizar ferramentas para gestão e transparência urbanística.
O envio do documento à Câmara Municipal, previsto para o fim de outubro, representa um avanço no planejamento urbano de Uberaba. O projeto é um conjunto de leis que define diretrizes para o desenvolvimento urbano, econômico e social do município, orientando o crescimento sustentável, organizando o uso do solo e buscando a melhoria da qualidade de vida da população.