FISCALIZAÇÃO

Prefeitura deve usar drones para coibir descarte irregular e terrenos sem manutenção

Equipamentos serão utilizados para flagrar infratores à distância e auxiliar na fiscalização do Departamento de Posturas

Dandara Aveiro
Publicado em 21/10/2025 às 16:46
Compartilhar

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Uberaba deve reforçar a fiscalização de descarte irregular de lixo e terrenos sem manutenção com o uso de drones. De acordo com o secretário Weber Januário, os equipamentos estão em fase de aquisição e irão auxiliar as equipes do Departamento de Posturas na identificação de infratores e na manutenção da limpeza urbana.

Ao Pingo do J, Weber Januário explicou que os drones permitirão flagrar situações de descarte irregular a longa distância, dispensando a presença imediata dos fiscais no local. “Vamos subir esses drones e monitorar as regiões onde há maior incidência de irregularidades, como saídas para Santa Rosa, Maracanã e BR-262. Assim poderemos identificar e notificar os chamados ‘sujões’, que causam transtornos à comunidade, sem a presença física das equipes”, afirmou. 

O secretário explicou que a proposta foi aprovada recentemente pelo Conselho Municipal, que liberou recursos para a compra dos equipamentos. O processo de aquisição, no entanto, depende da deflagração do processo licitatório, ainda sem previsão. “A gente quer adquirir o mais rápido possível esses drones, para realmente efetivar o monitoramento não somente dos terrenos, mas principalmente da questão do descarte do lixo”, destacou. 

Em relação aos terrenos de propriedade privada sem os devidos cuidados de manutenção, Weber reforçou que equipes de Posturas continuam fiscalizando enquanto os drones ainda não foram adquiridos. Ele fez um apelo aos proprietários para que mantenham os lotes limpos, especialmente com a chegada do período de chuvas.  

“É a época em que o mato mais cresce na cidade. Pedimos que todos mantenham seus terrenos limpos para evitar o transtorno de receber uma notificação e também para não causar incômodo aos vizinhos. O mato alto traz bicho para dentro das casas, como escorpião, barata e rato”, alertou o secretário, que destacou, ainda, que os drones também deverão auxiliar nesse trabalho de identificação de terrenos sem manutenção, reforçando a atuação da Postura também em áreas particulares. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por