A prefeitura relembrou que o local tem sinalização horizontal, mas informou que uma equipe técnica avaliará as condições de trânsito (Foto/Marcos Machado)
Motorista acionou a reportagem do Jornal da Manhã para reclamar sobre a presença de plantas em um canteiro no entroncamento das avenidas Santos Dumont e Santa Beatriz da Silva, em Uberaba. Segundo ele, as espécies prejudicam a visibilidade para quem pretende acessar a avenida. Questionada, a Prefeitura relembrou que o local tem sinalização horizontal, mas informou que uma equipe técnica avaliará as condições de trânsito.
Leia também: Mato alto na Cristo Rei é alvo de reclamação
De acordo com o relato do denunciante, condutores que descem a Santos Dumont no sentido aeroporto-centro precisam parar antes de avançar na rotatória, pois os veículos que vêm no sentido contrário têm a preferência. No entanto, as plantas em um canteiro que divide a pista impedem que os motoristas tenham uma visão clara do tráfego, obrigando-os a avançar lentamente para enxergar se há segurança para seguir.
“A gente não vê direito quem está subindo. Não tem necessidade daquelas plantas. Não é que eu quero estar com a visão do trânsito totalmente livre ou que eu seja contra plantas na cidade. Mas ali, tira muito a visão, e a qualquer momento alguém vai entrar com tudo e bater”, pontua o leitor do JM.
O autor da reclamação ainda destaca que uma situação semelhante ocorre na avenida Abel Reis, nas proximidades de um posto de gasolina, onde a vegetação compromete a visibilidade de quem trafega no sentido Odilon Fernandes. “Esses locais tinham que ter visão ampla para os motoristas verem quem vem e não correr risco de acidentes”, ressalta.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para que fosse averiguada a situação. Por meio da Secretaria Especial de Comunicação, a PMU afirmou que uma equipe técnica irá até o local e, se preciso, tomará medidas cabíveis. “A equipe técnica realizará a avaliação das condições das árvores e dará encaminhamento às ações necessárias, respeitando os critérios de segurança e planejamento ambiental”, informou a assessoria do Executivo.
Além disso, a Secretaria de Defesa Social esclareceu que o local conta com a devida sinalização horizontal e vertical e que a população pode sugerir mudanças no trânsito junto ao Departamento de Trânsito pelo telefone (34) 3331-2352.
Também em contato com o JM, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) informou que a solicitação de poda de plantas menores será incluída na programação, considerando a demanda existente e as prioridades em andamento. Já a poda das árvores de maior porte na cidade, contará com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).