O 4º Batalhão da Polícia Militar será o responsável pela realização do Desfile de 7 de Setembro, mais uma vez. A capitã Fátima, responsável pelos preparativos, disse que a solenidade será iniciada às 8h30 de terça-feira, em frente ao quartel, no bairro Fabrício. O desfile vai contar com a participação do Corpo de Bombeiros, Tiro-de-Guerra, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Colégio Tiradentes.
Há alguns anos todas as escolas municipais e estaduais participavam do desfile da Independência, uma mobilização que foi sendo deixada de lado, pela falta de envolvimento do próprio poder público. Mesmo assim, a capitã destacou a importância para os militares de dar continuidade ao civism “é uma data que nós não podemos deixar de comemorar”. Para ela, é muito importante ensinar o Hino Nacional para as crianças, desde pequenas, para que aprendam inclusive o que é ser patriota.
Feriado. Militares do Corpo de Bombeiros fizeram novo curso de mergulho, como preparação para possíveis resgates. Capitão Ricardo Marisguia explicou que aqueles que nunca passaram pelo treinamento estão sendo credenciados, enquanto outros que já fizeram o curso há dois anos, aproveitam para aprimorar as técnicas.
Segundo o oficial, o curso tem duração de 40 horas e é realizado durante a semana, das 8 às 18 horas. Esta semana está sendo formada a terceira turma. Marisguia disse que os alunos estão utilizando a piscina do Colégio Tiradentes, o tanque de mergulho do Centro de Treinamento (CT) na Univerdecidade, enquanto a última etapa é o mergulho no rio Grande.
A utilização de uma piscina emprestada é provisória. O 8º Batalhão tem o projeto para a construção de uma piscina semi-olímpica no CT. De acordo com orçamentos já realizados, o investimento será de aproximadamente R$ 300 mil.
Afogamentos. Os bombeiros estão preocupados com o tempo quente, que sempre atrai pessoas para as margens de rios e represas, entre outros, aumentando consideravelmente a quantidade de afogamentos. Algumas operações já estão agendadas para o feriado de 7 de setembro, com equipes sendo distribuídas em pontos considerados mais críticos.
A dica, lembra capitão Marisguia, é não misturar bebida alcoólica e água. “Procure sempre um local adequado, com a presença de outras pessoas e não se banhe sozinho”, orientou, lembrando que a profundidade considerada segura é até a altura do umbigo.