CIDADE

PMU diz em nota que imagens de agressões no Caresami são antigas

Novos desdobramentos envolvendo denúncia de tortura, agressão e maus-tratos contra menores internados no Caresami

Daniela Brito
Publicado em 10/05/2011 às 23:45Atualizado em 20/12/2022 às 00:24
Compartilhar

Novos desdobramentos envolvendo denúncia de tortura, agressão e maus-tratos contra menores internados no Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator de Uberaba (Caresami). As imagens vazadas pela imprensa e publicadas com exclusividade pelo Jornal da Manhã seriam de dois anos atrás, conforme garante nota oficial divulgada ontem pela Prefeitura de Uberaba. “As fotos referem-se, aparentemente em sua maioria, a fato ocorrido em abril de 2009, sendo que foram totalmente descontextualizadas”, coloca a nota oficial.

O novo posicionamento municipal é decorrente de apurações administrativas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que entregou ontem todo relatório ao titular da Promotoria da Infância e Juventude, André Tuma. O documento contém cópias de todo o material apurado com respectivos boletins de ocorrências, exame de corpo de delito e relato de funcionários e menores envolvidos na denúncia.

Ainda de acordo com a nota, caberá ao órgão promover, “se entender cabível”, adoção de medidas judiciais. A PMU ainda se colocou à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos ou procedimentos necessários e esclareceu que os adolescentes internados no Caresami cumprem medida socioeducativa em conformidade com as determinações do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente. “Portanto, aquela unidade, sob fiscalização rigorosa do Estado, da Promotoria e do Juizado, não deve medir esforços para preservar a vida e a integridade física dos adolescentes.”

Quem também veio a público comentar sobre o assunto foi o próprio prefeito Anderson Adauto (PMDB), que afirmou ter total confiança na atual direção, apesar do ambiente difícil que existe naquele local destinado à recuperação de menores infratores. Neste sentido, ele ressaltou que as contratações são feitas após rigoroso processo seletivo pelo município, até pela complexidade do trabalho desenvolvido junto aos internos. Ainda segundo ele, é uma insatisfação muito grande ver a instituição envolvida em denúncias desta gravidade, assegurando que o município irá atuar de forma efetiva para que o trabalho realizado no local retome à normalidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por