Pais de alunos da Escola Estadual João Pinheiro estão preocupados com a incidência de pombos no local. Alguns afirmam que os filhos estão com alergia devido à infestação de piolhos destas aves. Há alguns meses, a escola passou pelo mesmo problema e a atual diretora afirma já ter tomado as providências necessárias.
De acordo com a diretora da Escola, Beatriz Evangelista Franco Borges, esse problema é antigo no local. Há muitos anos os pombos ficam no telhado e chegam a fazer ninhos. Porém, em fevereiro houve a infestação de piolhos, mas a diretora explica que foi feita dedetização em toda a área da escola. “Logo que os piolhos apareceram, providenciei junto à Zoonoses a dedetização, que foi realizada em 26 de fevereiro e tem duração de seis meses.”
A diretora esclarece que dessa vez não houve reclamação por parte dos alunos e nem dos pais em relação aos piolhos de pombo, mas ressalta que os pássaros continuam no local. Anteriormente foram várias queixas, foi quando ela acionou a Zoonoses.
Para evitar nova proliferação e tentar acabar com os pombos na escola, a diretora afirma que proíbe que os alunos joguem alimentos para as aves e logo após o horário do lanche todo o pátio é limpo imediatamente. No entanto, Borges já estuda maneira de impedir que os pombos façam ninhos e se reproduzam. Uma delas é a colocação de telas entre o forro e o telhado, para que os animais não entrem ali.