Programa de recapeamento nas ruas de Uberaba tem diminuído a dor de cabeça dos motoristas, causada pelos buracos nas vias. No entanto, a demora para reposição da sinalização asfáltica tem causado outro tipo de problema. Alguns cruzamentos da cidade passaram a registrar acidentes constantes por falta de sinalização.
Somente nesta quinta-feira (21), o Jornal da Manhã recebeu duas reclamações sobre a situação em partes distintas de Uberaba. O primeiro ponto seria a rua Argentina, no bairro Fabrício. “Todo dia tem [acidente]. Tem as placas, mas as pessoas não veem. Agora quase entraram no nosso portão. O lugar que o carro parou é o lugar preferido de uma idosa, que senta todos os dias de tarde. Já imaginou o que pode acontecer?”, afirma um denunciante.
Ele ainda diz que o local tem registrado acidentes entre automóveis que não respeitam a sinalização vertical praticamente todos os dias. “Vão esperar alguém morrer para tomar alguma atitude?”, questiona denunciante.
O segundo local alvo de denúncia seria a rua Ituiutaba, esquina com a rua Frutal, no bairro São Benedito. Morador da região aponta que, semanalmente, o local registra novo acidente. “Eu moro aqui perto do shopping e depois que o pessoal fez aquela revitalização da pista, eles não colocaram o sinal de ‘Pare’, nem nada e aqui, sem exagero, toda semana está tendo acidente”, relata.
De acordo com o morador, nesta quinta-feira, um acidente terminou com o muro de uma casa derrubado. “Destruiu a caminhonete, acabou de acontecer aqui e está acontecendo toda semana. Essa semana já teve outro aqui, foi na segunda-feira, teve outro sexta-feira passada. Acabou com a frente da caminhonete e o muro da casa aqui praticamente caiu”, conta ao JM.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), até 10 de dezembro já foram asfaltados cerca de 120 km. Cerca de 19 bairros receberam o serviço de tapa-buraco, atendendo 32 vias. Os trabalhos tiveram início no fim de março de 2023.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre a falta de sinalização. Segundo a Sesurb, há um descompasso entre recape e sinalização das vias devido ao prazo para o processo de cura do asfalto. A equipe de sinalização já foi acionada para agir rapidamente nesses locais, dada a urgência da situação.
“A Sesurb ressalta, porém, que tanto o cruzamento da rua Argentina com a rua Antenor Alves Gomes, quanto o cruzamento da rua Ituiutaba com a rua Frutal contam com a devida sinalização vertical, que também deve ser respeitada”, informa a nota.