Etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais aconteceu em Uberaba até este domingo e alunos foram abrigados em unidades escolares (Foto/Divulgação)
Alunos das mais de 40 escolas estaduais de Uberaba retornam nesta segunda-feira (7) às aulas presenciais, após o recesso escolar de julho. Conforme previsto no calendário escolar de 2023, o ano letivo em Minas Gerais foi retomado em 1º de agosto.
Por conta da realização da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em Uberaba, as escolas estaduais foram utilizadas como alojamento para os competidores de outras cidades.
A superintendente regional de Ensino de Uberaba, Vânia Célia Ferreira, disse que os alunos da rede estadual receberam atividades para ser desenvolvidas em casa. “Essas tarefas foram entregues e serão recolhidas no retorno das aulas presenciais”, ressaltou.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao longo do segundo semestre haverá continuidade às ações de fortalecimento pedagógico, recuperação das aprendizagens e valorização do protagonismo juvenil e dos servidores da rede.
Por meio de ações como Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), Agrupamentos Temporários, Reforço Escolar, Busca Ativa Escolar, avaliações internas e externas, dentre outras de formação e capacitação dos profissionais da Educação, como o Trilhas de Futuro Educadores, com 200 dias letivos, as atividades do ano terminam no dia 20 de dezembro.
Municipais. Também por conta dos JEMG, 16 escolas municipais retornam para o segundo semestre letivo nesta segunda-feira (7). Demais escolas municipais e Cemeis retornaram às aulas a partir do dia 31 de julho.
As unidades que abrigaram participantes dos JEMG 2023 e retornam às aulas nesta segunda (7) são Boa Vista, Urbana Frei Eugênio, Arthur de Mello Teixeira, Professora Niza Marquez Guaritá, Professora Stella Chaves, Professor Anísio Teixeira, Professora Esther Limírio Brigagão, Terezinha Hueb de Menezes, Uberaba, Santa Maria, Norma Sueli Borges, Maria Lourencina Palmério, Monteiro Lobato, Professora Geni Chaves, Padre Eddie Bernardes e Professor José Macciotti. Por essa razão, as 16 unidades tiveram o seu funcionamento impactado no período de 31 de julho a 4 de agosto, retornando à normalidade apenas nesta segunda-feira (7).
Segundo a SES-MG, a competição desportiva é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar, incentivando o vínculo do aluno com a escola e contribuindo para a diminuição da evasão escolar. São 14 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Nesta etapa estadual, o evento recebeu mais de mil escolas de 277 municípios do Estado.