Respondendo às reclamações envolvendo o trabalho do efetivo da Polícia Militar no posto localizado na praça Rui Barbosa, o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel João Lunardi, afirmou que falta ponto de conexão com internet no local.
Em entrevista à Rádio JM, Lunardi admitiu que, devido à recente informatização do Relatório de Defesa Social (Reds), antigo Boletim de Ocorrência, fica impossível registrar infrações no posto. “O único motivo é a falta de internet, mas já estamos providenciando a infraestrutura para isso e o serviço vai voltar a ser realizado”, garante.
Sobre a outra modificação operacional que tem gerado polêmica entre os uberabenses, a ausência de policiais no posto 24h por dia, o comandante explica que o policiamento será concentrado na região do entorno do posto. Segundo ele, a intenção é empregar a maioria do efetivo nas áreas comerciais, para evitar a ação dos bandidos. “Prioritariamente o trabalho dos estelionatários é próximo às lojas que fazem empréstimos a aposentados”, afirma. “Há duas semanas, por exemplo, tivemos algumas vítimas idosas e já é de conhecimento público que aquela área é a mais visada por esse tipo de criminoso, devido à concentração de financeiras”, conta.
De acordo com Lunardi, a expectativa é que, quando o problema do acesso à internet for resolvido, os policiais revezarão entre os pontos do local, reportando-se ao posto para registrar as ocorrências.