Na semana em que se comemora o “Dia dos Povos Indígenas”, no próximo dia 19, o site Escola Games lançou mais um jogo, abordando diversas informações sobre os povos originários, de maneira pedagógica e educativa. A mais nova opção do portal se soma a quase duas centenas de outros jogos, sempre voltados ao aprendizado, além de títulos de livros infantis, com acesso totalmente gratuito.
Para elaboração do jogo “Povos Indígenas”, a equipe do Escola Games contou com o apoio de um nome bastante conhecido do meio artístico e da educação, em Uberaba: Kleider Risso. Arte Educador há quase 30 anos, Risso já trabalhou em unidades e redes de ensino públicas e particulares, ministrando cursos livres e aulas regulares para alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior.
A colaboração ao portal se deu pelo fato dele, desde 2002, manter laços profundos com o povo indígena Xavante, da Reserva Sangradouro, em Mato Grosso “Eu fui acolhido lá e passei a fazer parte do clã Owawã. Fui iniciado em 2005 com o grupo Abare'u e tive oportunidade de participar de importantes rituais, entre eles, o Dañhoño, que acontece a cada 7 anos e dura cerca de 5 meses, onde os jovens perfuram a orelha com um osso de onça, em sua iniciação como guerreiros e aos conhecimentos ancestrais do povo A´uwe Uptabi”, contou Kleider.
Neste jogo interativo, alunos e professores são convidados a percorrer uma jornada incrível pelas histórias, culturas, conhecimentos e as heranças ancestrais. Guiados pela indígena Apoena “aquela que enxerga longe”, é possível saber mais sobre os povos originários das Américas do Sul e do Norte; as etnias existentes no Brasil; os costumes e as tradições indígenas; como se organizam socialmente; como produzem alimentos e a importância da caça, entre outros tópicos. E ao final, para testar os conhecimentos adquiridos, o convite é para o “quiz dos povos originários do Brasil”. Aliar conhecimento e diversão é o objetivo, desde o início, do Escola Games.
No caso deste jogo, em especial, vale lembrar de Ailton Krenak, o primeiro Imortal Indígena da Academia Brasileira de Letras que afirma que “o futuro é ancestral” e viajar na História.
SAIBA MAIS EM:
https://www.escolagames.com.br/jogos/povos-indigenas