Cerca de 40% dos beneficiários ainda não realizaram o procedimento obrigatório (Foto/Arquivo)
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv) reforça que aposentados e pensionistas têm até 31 de dezembro para realizar a Prova de Vida 2025. O procedimento é obrigatório para quem se aposentou ou se tornou pensionista até 31 de dezembro de 2024.
Desde o início do prazo, em 1º de julho, a adesão ainda é considerada baixa. Até 26 de novembro, dos 1.973 aposentados convocados, 1.180 concluíram a Prova de Vida, enquanto 793 permanecem pendentes. Entre os 516 pensionistas, 286 realizaram o procedimento e 230 ainda precisam regularizar a situação. O índice geral de pendências gira em torno de 40%.
A Prova de Vida pode ser feita pelo aplicativo “Meu RPPS”, que permite concluir o processo diretamente pelo celular. Para quem tiver dificuldades com a plataforma, o atendimento presencial está disponível na sede do Ipserv, na Rua Major Eustáquio, 542, no Centro.
O presidente do instituto, Marcio Adriano Oliveira Barros, reforça que deixar para a última hora pode trazer consequências. “A Prova de Vida é uma exigência legal que garante a regularidade cadastral e evita pagamentos indevidos, além de contribuir para a prevenção de fraudes no sistema previdenciário municipal. Quem não realizar o procedimento até o dia 31 de dezembro terá o benefício suspenso até a regularização”, alertou.