QUE DOA NO BOLSO

Prefeita não descarta multar quem desperdiça água e provoca incêndios

Rafaella Massa
Publicado em 26/08/2024 às 10:48Atualizado em 26/08/2024 às 10:53
Compartilhar

Penalidade para causadores dos incêndios é alvo de discussão em reunião nesta segunda ( )

O aumento no consumo de água neste fim de semana levou à ativação do quarto motor de transposição do rio Claro para o rio Uberaba. Além disso, foi necessário antecipar o fechamento dos Centros de Reservação, interrompendo a distribuição de água na cidade antes do previsto. No entanto, ainda não há previsão de aplicação de multas para quem desperdiça água. Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (PSD) confirmou que a medida punitiva pode ser colocada em prática, caso o consumo continue alto durante o período de seca.

“A consciência de cada cidadão é muito importante neste momento. Isso não acontece só agora, sempre aconteceu. E pode ser que sim, adotemos uma medida punitiva. Contamos muito com a consciência de cada cidadão para fazer a sua parte, mas, infelizmente, sabemos que nem todo mundo tem essa consciência”, afirmou. Acreditando na sensibilização da população quanto ao consumo consciente, Elisa afirma que o momento, em Uberaba está posto.

Incêndios em Uberaba

A situação crítica do ar em Uberaba também pode levar a multas administrativas para quem provoca incêndios. A prática é criminosa, com previsão de pena de detenção de dois a quatro anos a quem provoca de forma criminosa incêndios, com base na legislação ambiental. A quantidade de incêndios na cidade e também na região chegou a motivar reunião emergencial no governo municipal, junto ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, para traçar novas estratégias.

Ainda durante o Pingo do J, Elisa não descartou a possibilidade de penalidades para aqueles que forem flagrados causando incêndios, considerando os problemas causados pela prática, especialmente neste fim de semana. Segundo a prefeita, o tema será debatido em nova reunião nesta segunda-feira. 

“É importante que a comunidade conheça os canais de denúncia, porque incêndio provocado é crime. Quando alguém comete uma ação dessas, prejudica muita gente, tanto na saúde quanto em patrimônio e outros aspectos. O disque-denúncia é o 181, que preserva o denunciante e permite uma denúncia anônima. Também temos o 190 da Polícia Militar, o 153 da Guarda Municipal, o 193 e o 199. O 199 é o número da nossa Defesa Civil, e o 193 é do Corpo de Bombeiros”, orientou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por